quarta-feira, 23 de junho de 2010

NNEKA

Nigeriana de origem, Nneka Egbuna no final dos anos 80, aos 8 anos, por questões pessoais as quais ela pouco fala, mudou-se com seu pai para a Alemanha, terra natal de sua genitora, que não participou de sua criação

Sua ligação com a música partiu de iniciativa própria, visto que seu pai é arquiteto e fazendeiro e sua formação acadêmica é em antropologia.

Seus temas retratam as angústias de milhares de africanos "exilados" na Europa, que tentam manter suas origens e se preocupam com as questões políticas e sociais de sua terra natal.




Nascida Warri, a "cidade do petróleo", Nneka transita entre a Alemanha e a Nigéria, mas seus temas continuam fieis às suas origens e transmitem a saudade que sempre sentiu de seu país, a exploração das industrias petrolíferas sofrida por seu povo e a luta pela democracia e liberdade artística, além de questões pessoais.

Nneka tem como principal influência, seu conterrâneo Fela Kuti, criador do afrobeat e uma espécie de líder artístico e político do seu povo. Mas, apesar de todo orgulho e devoção à sua origem, Nneka admite que se tivesse permanecido na Africa, jamais teria chance de produzir seus álbuns, pois não teria vivido e visto certas coisas.  

Em sua música, pode-se notar a fusão do reggae, rap, funk, trip hop, soul, afrobeat, hip hop e jazz, o que leva os críticos a chama-la de nova "Lauryn Hill", comparação que Nneka, de personalidade forte, diz ser uma necessidade da mídia e não dela. Apesar disso, não nega a influência e admiração pela diva americana e de sua extinta banda Fugees.

Seu primeiro álbum, "Victim of Truth, foi mal distribuído e não obteve o sucesso que merecia, mas o segundo álbum, "No Longer at Ease", lançado em 2008, logo ganhou proporção mundial, graças a ele e à apresentações no line up de festivais abrindo shows de artistas como Sean Paul e Gnarls Barkley, seu trabalho anterior também foi reconhecido e admirado.

Para quem está acompanhando a Copa da Africa do Sul, pode ouvir-la na canção"Viva Africa", tema do álbum ''FIFA World Cup 2010''.